quarta-feira, 15 de junho de 2016

 ARTE POPULAR...                

       OBRA VIVA EXPRESSADA PELA NOSSA GENTE
 

        
          Arte é um conceito que deriva do vocábulo latino ars e que se refere às criações do homem que expressam a sua visão sensível do mundo através da utilização de diversos recursos sonoros, linguísticos e plásticos.
Popular, por sua vez, é um adjetivo que indica a pertença ou aquilo que é relativo ao povo. Entre os seus diversos significados, o termo menciona aquilo que resulta da população e aquilo que abrange a maioria das pessoas.
        A noção de arte popular, por conseguinte, admite diversas acepções. Há quem considere que a arte popular é formada pelas manifestações artísticas que cria e consome o povo, em oposição à alta cultura ou à cultura acadêmica.
        Um copo de barro criado por um artesão para recolher água é um exemplo de arte popular, ao passo que uma pintura numa tela num museu pertenceria à arte elitista. Estes limites, contudo, são vagos.
        A arte popular, por outro lado, pode relacionar-se com as criações artísticas que são consumidas de forma massiva e que podem ser reproduzidas à escala industrial. Neste sentido, um cantor de música latina que vende milhões de discos pode ser considerado um artista popular.
       A pop art (ou arte pop), por fim, é um movimento artístico que surgiu no século XX a partir da utilização de imagens da cultura popular presentes nos meios de comunicação. Os artistas pop como Andy Warhol usavam publicidades ou livros de banda desenhada para criar obras de arte.


Atividade:


Montar um cartaz na folha de A3 (entregue pela professora) sobre representação de Arte Popular. Não se esqueça das dicas para elaborar um bom cartaz. 

4 comentários: